CIRURGIAS

cataract-surgery-2-1200x630.jpg

Cirurgia de catarata
A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural localizada atrás da íris. Até a chegada da cegueira, o problema manifesta os sintomas de sensação de visão embaçada, alteração contínua dos óculos de grau, sensibilidade à luz e percepção de cores desbotadas. A cegueira de catarata, no entanto, pode ser tratada com cirurgia, em que o cristalino opaco é removido e substituído por uma lente intraocular.

Cirurgia de Catarata Congênita

A catarata congênita afeta os olhos da mesma forma que a catarata senil: o cristalino, que é considerado a lente natural dos olhos, fica amarelado e atrapalha gradativamente a visão do paciente. A diferença, porém, se dá no público atingido pela doença. Enquanto a catarata mais comum acomete idosos, a catarata congênita é comum em bebês e crianças.

Capsulotomia (Yag Laser)

A capsulotomia é um procedimento realizado alguns meses ou anos após a cirurgia de catarata. Quase um terço do público que faz a remoção cirúrgica da catarata pode ter novas dificuldades para enxergar. A visão fica embaçada, dando a sensação de que a catarata voltou.
O que acontece, de fato, é a opacificação da cápsula posterior do cristalino que foi retirado - embora o cristalino seja substituído, a cápsula que o abriga permanece. Sendo assim, a capsulotomia busca devolver a transparência à visão, abrindo a cápsula opacificada e permitindo que a lente receba a luz sem problemas.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é uma plástica ocular que consiste na correção de pálpebras e olheiras. Normalmente, o procedimento cirúrgico é indicado quando a queda natural das pálpebras começa a afetar a visão do paciente ou, ainda, por questões estéticas. Afinal, a operação pode melhorar o aspecto da pele na região dos olhos, eliminando a fisionomia de cansaço e as rugas do rosto.
Sendo assim, o excesso de pele, de gordura ou de músculo é removido, tanto na parte de cima do olho, quanto na parte de baixo.

Cirurgia de Calázio

O calázio é um processo inflamatório que atinge uma glândula localizada nas pálpebras, atrás dos cílios. Ele se manifesta como uma bolinha ou caroço no olho, podendo causar inchaço, vermelhidão, coceira, entre outros desconfortos. Para que surja o pequeno caroço, a glândula de Meibômio fica obstruída e não pode liberar a secreção produzida, gerando um acúmulo da substância.
Um dos principais fatores que causam o surgimento do calázio é o excesso de oleosidade.

Cirurgia de Pterígio

Pterígio é uma membrana que cresce sobre a parte branca do olho (a esclera). Normalmente, essa pele cresce do canto interno do olho em direção ao centro. Nisso, ela pode atingir a córnea e acabar alterando a sua transparência, atrapalhando a visão do paciente.
As principais causas do pterígio são o olho seco, excesso de exposição à luz solar, ao vento, à poeira e à poluição. Por isso, pessoas que moram em regiões de clima tropical, seco e quente são mais propensas a desenvolver a doença.