EXAMES

Phelcom.png

Nossa equipe é treinada constantemente a realizar todos os exames com o máximo de qualidade, seu resultado sai em poucos minutos e você pode levá-lo ao término da sua consulta.

Todos os exames realizados são:

Mapeamento  de Retina - O mapeamento da retina é um exame ocular que serve para investigar detalhadamente a retina, parte do olho responsável pela formação das imagens. Com o exame, é possível analisar a região central e periférica da retina, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos.

Retinografia Digital - A retinografia é um exame não invasivo e indolor, que busca colher imagens detalhadas da retina, a camada sensível à luz localizada no fundo do olho e é possível investigar problemas como:

• Retinopatia diabética: é possível identificar lesões, hemorragias e edema macular, permitindo um tratamento precoce para evitar danos visuais significativos.

• Degeneração macular relacionada à idade (DMRI):  permite identificar sinais precoces de DMRI, como drusas e alterações na pigmentação da mácula.

• Glaucoma: detecta alterações no disco óptico, como escavação e perda de fibras nervosas, auxiliando no diagnóstico e no acompanhamento da doença.

• Retinopatia hipertensiva: pode revelar estreitamento, tortuosidade e hemorragias nos vasos.

• A retinografia também pode ser utilizada para avaliar o estado da retina em casos de descolamento de retina, tumores oculares, inflamações e outras patologias retinianas.

Tonometria - A tonometria é um exame usado para medir a pressão dentro do olho, o que é crucial para diagnosticar doenças oculares, como edema de córnea, inflamações, descolamento de retina, mas principalmente o glaucoma, que pode causar danos progressivos ao nervo óptico e até causar cegueira definitiva.

Teste de Ishihara - O teste de Ishihara é um exame usado para detectar deficiência de cores ou daltonismo. É feito por meio de uma série de placas com pontos coloridos de diferentes tamanhos e tons, que formam um número ou um símbolo discreto dentro deles.

Pessoas com uma visão normal conseguem enxergar esses números ou símbolos, mas quem é daltônico terá bastante dificuldade ou mesmo não conseguirá fazer isso.

Gonioscopia - A gonioscopia é um exame que avalia a anatomia e a estrutura do ângulo da câmara anterior do olho – área importante para que o fluido ocular possa circular – e que traz dados cruciais para diagnosticar certas condições oculares, como o glaucoma.

O exame é feito com uso de um instrumento especial, chamado goniolente, que é uma espécie de lente de contato transparente e uma pequena espelhagem em seu centro.

Primeiro é aplicado um colírio anestésico nos olhos e, então, é delicadamente posicionada a goniolente na superfície do olho.

Campimetria - A campimetria – ou exame de campo visual – é utilizada para avaliar a visão periférica do paciente e permite ao oftalmologista mapear qual a real extensão do campo visual de uma pessoa e identificar possíveis áreas de ausência ou redução da visão.

Para realizá-lo, o paciente é colocado em frente a um dispositivo chamado campímetro ou perímetro, que possui uma tela em que são projetados pontos de luz em diferentes posições, intensidades e tamanhos. O paciente é orientado a olhar para um ponto no centro da imagem e dizer se consegue perceber os pontos de luz periféricos.

Paquimetria - A paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea (camada transparente que fica na frente do olho), já que isso pode influenciar no momento de medir a pressão intraocular. Avaliar essa espessura ajuda oftalmologistas a definir, de forma mais confiável, qual a real pressão dos olhos e a dar um diagnóstico mais preciso de glaucoma, por exemplo.

Ceratoscopia - A ceratoscopia (ou topografia corneana) é um exame avançado, que avalia a forma e a curvatura da córnea; a parte transparente da frente do olho.

Para realizá-lo, é usado um instrumento chamado topógrafo corneano, que mede e registra as variações na curvatura da córnea e gera um mapa bem detalhado de sua superfície. É um exame rápido, indolor, não invasivo, bastante seguro e confortável.